Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Consignação do IRS. Seis entidades LGBTI+ disponíveis para receber o teu donativo

Consignação IRS LGBT.jpg

A entrega do IRS em 2021, referente aos rendimentos de 2020, é realizada de 1 de Abril a 30 de Junho. Isto independentemente da categoria de rendimentos.

A consignação do IRS é muito simples e não tem custos para ti, porque o Estado permite transformar 0,5% dos teus impostos em donativos a Instituições de Solidariedade Social. Basta inserires o número de identificação fiscal da entidade que pretendes apoiar no campo 11 do Modelo 3 do IRS.

Se pensas que 0,5 é pouco pensa no seguinte exemplo: No cálculo do IRS de 2020, apuraste um IRS liquidado no valor de 12 mil euros e um reembolso de 1.500 euros. Se optares por fazer a consignação do IRS liquidado a uma associação, esta receberá 0,5% desse valor, ou seja, 60 euros (12.000 x 0,5%).

Se decidires não consignar o IRS, terás à mesma um reembolso de 1.500 euros, no entanto em vez de os 60 euros serem doados a favor de uma instituição, são recebidos pelo Estado. Ao optares pela consignação do IRS nunca sais a perder e podes fazer a diferença ao ajudar quem mais precisa.

Se tens dúvidas sobre os NIF das entidades que trabalham em prol da comunidade LGBTI+ guarda esta lista que o dezanove.pt preparou para ti:

 

503170151ABRAÇO, ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PESSOAS COM VIH/SIDA, LISBOA

Em 2019, a Abraço conseguiu cerca de 18 mil euros em donativos angariados através da consignação do IRS. Foi constituída em Junho de 1992, formalizando e dando continuidade ao trabalho de um pequeno número de voluntários que, desde Dezembro de 1991, prestava apoio psicológico, social e material a seropositivos internados na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Egas Moniz, e tentava melhorar as condições hospitalares. A Associação está organizada por núcleos e delegações regionais contemplando nos mesmos equipas multidisciplinares nas áreas das ciências sociais e humanas e saúde. Está presente em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Funchal. Contribui para abraçar esta causa! 

 

503777331 - ASSOCIAÇÃO ILGA PORTUGAL, LISBOA

Podes contribuir para continuar o trabalho da ILGA Portugal na luta pelos direitos LGBTI sem qualquer custo para ti. Com os teus 0,5% fora do armário vais ajudar a ILGA a consolidar a equipa de trabalho e os serviços de apoio à comunidade; manter o trabalho político e concretizar projectos na área da educação e formação, da segurança, do combate aos crimes de ódio entre outros objectivos.

 

504455311OBRA GAY ASSOC, LISBOA

Obra Gay Associação - Opus Diversidades é uma associação portuguesa de defesa dos direitos das pessoas LGBTIQ+. Foi criada em 1997 por António Serzedelo então com o nome Opus Gay. Uma das aplicações da tua consignação de 0.5% do IRS será na CATE (Casa de Apoio Temporário de Emergência da Opus), uma resposta de apoio social única em Portugal. Esta é uma resposta abrangente, mas ainda assim interseccional, e actualmente não existe mais nenhum modelo assim em Portugal, afirma a associação.

 

506248259 - G.A.T. - GRUPO DE ACTIVISTAS EM TRATAMENTOS, LISBOA

Fundado em 2001, é uma estrutura de adesão individual e de cooperação entre pessoas de diferentes comunidades e de diferentes organizações, afectadas pelo VIH e SIDA, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e tuberculose. É responsável pelo projecto CheckpointLx, um centro de base comunitária dirigido aos homens que têm sexo com homens, para o rastreio rápido, anónimo, confidencial e gratuito do VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis, aconselhamento e referenciação aos cuidados de saúde.

 

510390250 - CASA QUI ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, LISBOA

A associação que promove a inclusão e o bem-estar da população LGBTI usa o dinheiro dos donativos como: complemento de projectos/serviços que não são financiados a 100% por entidades externas; reforça ainda a capacidade de liquidez financeira entre transferências de verbas ou até recebimento de saldo final de projectos ou permite realizar consultas de apoio psicológico gratuitas na Clínica Social a quem de outra forma não teria acesso ao apoio; entre outras acções. A Casa Qui é ainda a responsável pelo REAJO.

 

513762779 - ASSOCIAÇÃO PLANO I, PORTO

Este ano, pela primeira vez, a Associação Plano I é elegível para a consignação do IRS. Criada em Novembro de 2015, na zona norte do país, por um grupo de mulheres e homens com interesses comuns e formação em diferentes áreas – Psicologia, Sociologia, Direito e Educação Social -, orienta-se pelos princípios da Igualdade e da Inclusão. Sendo uma organização não governamental sem fins lucrativos, e estando a maioria dos projectos centrada no apoio a vítimas de violência, todos os contributos que possam ser feitos serão para a Plano i verdadeiros balões de oxigénio. Esta associação é das mais dinâmicas em prol da comunidade LGBTI em todo o país. O Centro Gis e a Casa Abrigo Arco-Íris são apenas dois  dos seus muitos projectos.

 

Mais uma vez: A tua consignação do IRS não implica nenhum custo para ti. E pode fazer a diferença.