Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Fernando Pessoa - textos de rejeição para com as mulheres" o novo livro de Victor Correia

fernando pessoa mulheres

"Além de ter escrito vários poemas de conteúdo homoerótico, Fernando Pessoa escreveu também vários poemas dirigidos a mulheres ou sobre as mulheres. No entanto, há que ver bem o que Fernando Pessoa diz nesses textos, pois o facto de serem poemas dirigidos a mulheres ou sobre as mulheres, não significa que nesses poemas Fernando Pessoa exprima afecto para com elas, mas sim rejeição. Essa rejeição, conforme veremos ao longo desta antologia, é feita através de ironias, sarcasmos, dúvidas, cepticismo para com as mulheres" é o que defende Victor Correia, escritor pessoano com várias obras publicadas.

Além de poemas, na obra de Fernando Pessoa existem muitos outros textos, de crítica, de desinteresse, de hesitação, de indiferença, de desdém, de desprezo, de desencanto pelas mulheres, e em alguns casos de aversão, por um lado sob o ponto de vista afectivo, e por outro lado sob o ponto de vista social e político, usado para exprimir a sua rejeição afectiva, levando-o à misoginia, ao sexismo e ao anti-feminismo. Esta é portanto uma investigação que faltava, para completar a investigação sobre os poemas homoeróticos e os textos que se referem à homossexualidade na sua obra. Há mais textos de rejeição  para com as mulheres, na obra de Fernando Pessoa, mas esta antologia é bastante abrangente, de modo a clarificar e compreender melhor a homossexualidade de Fernando Pessoa.

Eis alguns exemplos :

“Um homem informará outro da tua aversão pelas mulheres”

Um espírito dirigindo-se a Fernando Pessoa, nas Comunicações mediúnicas

 

 “Creio que a mulher é sempre antipática”

Escritos sobre Génio e Loucura

 

“O instinto sexual, normalmente tendente para o sexo oposto, é o mais rudimentar dos instintos morais”

Texto sobre António Botto

 

“Não é cantando seios de donzelas que se é o futuro”

Poesia 1902-1917

 

“As mulheres são o sexo sujo”

Livro do Desassossego, apêndice 18

 

“Desde o momento que o homem tenha que andar sempre, como na sua juventude normal, à procura do ente do sexo oposto para as relações sexuais, grande parte do seu tempo perde-se, inutiliza-se.”

BNP/E3, 55-36/38

 

O lançamento da mais recente obra de Victor Correia está marcado para este Sábado, 9 de Março, às 16 horas, na Biblioteca Camões, em Lisboa (ao Largo do Calhariz). A apresentação ficará a cargo de Daniel Cardoso e Elisa Scarpa. A publicação da obra está a cargo das Edições Vieira da Silva.