Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Inédito em Portugal: Primeiro livro infantil escrito no sistema ELU

no meu bairro

Lúcia Vicente, escritora e activista, conta histórias de 12 crianças no primeiro livro infantojuvenil português escrito com base no sistema de linguagem neutra ELU.

 

Autora de "Raízes Negras e Portuguesas com M Grande", Lúcia Vicente aborda desta vez a diversidade de género, familiar, racial, religiosa, entre outras, através de histórias-poemas escritas em linguagem inclusiva. O livro pretende contribuir para a normalização do sistema gramatical neutro na língua portuguesa, e inclui, no final, um «Manual de apoio para educar pessoas conscientes, empáticas e respeitadoras das individualidades e das diversidades». A autora acredita que o livro poderá ser útil nas aulas de Cidadania, como sublinha na nota introdutória:

«Escrevi este livro a pensar, muito concretamente, na disciplina de Cidadania, o parente pobre das demais disciplinas, em que, na maioria das vezes, es professorus sentem falta de materiais didáticos para trabalhar em sala de aula.»

"No meu bairro" (editora Nuvem de Letras) chega às livrarias a 11 de Setembro. Podes ler as primeiras páginas do livro aqui.

 

Fica ainda com a sinopse da obra: 

Este livro representa uma forma inspiradora de vida em comunidade. É um livro sobre ti e sobre todes nós. Uma abordagem cheia de poesia à diversidade, ao respeito pela individualidade e à aceitação.
Esta obra tem a missão de mudar os estereótipos que existem na sociedade e assume, com orgulho, a diversidade, tornando-a visível para que se possa finalmente normalizar. Através de uma viagem pelas interrogações e vidas de doze crianças, fala-se de diversidade de género, familiar, racial ou de credo religioso, dando ferramentas a quem educa para abordar estes temas, cada vez mais presentes na vida das nossas crianças. Os livros são a ferramenta ideal para a normalização de uma linguagem que represente de igual forma todas as pessoas. Assim, pela primeira vez em Portugal, vamos assumir uma proposta do sistema gramatical neutro ELU.

A revisão de linguagem e conteúdos ficaram a cargo de Alexandra Santos, mestre em Género, Sexualidade e Teoria Queer e de Bruno Gomes Gonçalves, Delegado Nacional do Programa ROMED e presidente da Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas.

As ilustrações são de Tiago M.