Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Orgulho LGBTI: Foram assim os últimos três Prides do ano: Leiria, Funchal e Viseu

pride 2021 leiria viseu funchal

Leiria, Funchal e Viseu. Foram nestas três cidades que decorram as três últimas celebrações do Orgulho e pelos Direitos das pessoas LGBTI+ deste ano em Portugal. 

Em Leiria assinalou-se pela primeira vez uma marcha do Orgulho em formato físico. A pandemia impediu a marcha do ano passado que se transformou num evento online. Este ano associações e colectivos percorreram as ruas e reuniram-se no centro da cidade. Segundo números da organização juntaram-se cerca de 300 pessoas entre o Jardim Luís de Camões e o Largo 5 de Outubro.

 

No fim-de-semana de 9 e 10 de Outubro, o arco-íris foi dividido entre a concentração e exposição de temática LGBTI+ no Funchal e a Marcha de Viseu.

A organização do Madeira Pride assinalou a sua 5ª edição com o mote "Nem discrição. Nem discriminação" realizou-se uma concentração no Largo do Município e a inauguração da exposição de artes, no Edifício da Torre da Câmara Municipal do Funchal. A organização do pride madeirense ficou a cargo da Abraço, rede ex aequo madeira, Opus Gay Madeira e UMAR.

 

Em Viseu mais de 300 pessoas marcharam pelas ruas da cidade de Viriato. Presente no local, Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade teve um discurso intenso, não se esquecendo da presença da extrema direita em Portugal e nas diversas regiões do interior. No dia  em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretária de Estado lembrou as consequências psicológicas do ódio, da homofobia e da transfobia nas pessoas e jovens LGBTI.

Entre as muitas pessoas presentes na 4ª edição da Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTI esteve Eulália Almeida da associação AMPLOS e mãe do actor de pornografia gay Foster Riviera. Vale a pena ouvir:

 

Vídeo de Tiago Resende - Plataforma Já Marchavas

 
Vê mais fotos e vídeos no Instagram do dezanove aqui: https://www.instagram.com/dezanovept/