Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Bandeira LGBTI hasteada por município açoriano de Vila do Porto

bandeira vila do porto santa maria açores.jpg

O Município de Vila do Porto, nos Açores, hasteou uma bandeira do arco-íris, esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, no exterior do Complexo Desportivo de Santa Maria.

 

Segundo publicação no site da Câmara “o hasteamento desta bandeira, por parte do Município, pretende assim demonstrar o compromisso da edilidade para com a igualdade de direitos de todas as pessoas LGBTQ+ e contra todo o tipo de discriminações.”

Na página de Facebook do Município há quem se congratule pela iniciativa: “Hastear a bandeira LGBT é tão ou mais importante do que hastear as outras duas que a ladeiam! Lamento que ainda pensem que direitos humanos e igualdade de direitos sejam assuntos de menor relevância para uma sociedade. Parabéns ao município por ter a preocupação de sensibilizar os seus munícipes para esta questão!” refere Sandra Pereira.

Já Samuel Botelho destaca “Sou gay e vivo em Santa Maria já há onze anos. E digo que não é nada fácil para um miúdo inocente, levar com bocas que faz mexer com a mente de uma criança, é muito mau. O bullying na escola que AINDA ACONTECE […] Entretanto, em Santa Maria, há muita gente "escondida" por esses mesmos motivos, por medo da sociedade. Dos meus 11 anos que estou cá, é a primeira vez que algo sobre esse assunto vem à tona, neste caso a bandeira. E sim, há muitos outros assuntos importantes em Santa Maria por se resolver, toda gente os fala deles.. Quando se toca ao assunto LGBT, aí ninguém fala sobre o assunto. Sinto me muito agradecido e HONRADO por FINALMENTE ISTO ACONTECER.”

 

O uso generalizado desta bandeira surgiu nos anos 80, tendo sido projectada pelo artista Gilbert Baker e usada pelo político e activista Harvey Milk, com o objectivo de criar um símbolo que significasse a luta e a dor de todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero que foram perseguidos/as ao longo dos séculos. Actualmente a bandeira tem seis cores, cada cor representando um significado específico e exibindo as cores do arco íris.

A bandeira do arco-íris hasteada em Vila do Porto está ladeada pela Bandeira Verde do programa Eco-Escolas da ABAE e pela bandeira comemorativa dos 5 anos de Município Amigo do Desporto.

A Vila do Porto conta com cerca de 5 550 habitantes e situa-se em Santa Maria, a quarta ilha menos povoada do Arquipélago dos Açores.

 

Foto: Município de Vila do Porto

 

1 comentário

Comentar