"Paloma" de Marcelo Gomes: O sonho de uma mulher trans (com trailer)
Em Março, o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) e o Dia da Visibilidade Transexual (31 de Março), a Ukbar filmes vai estrear em Portugal o filme Paloma. Baseado numa história real, o filme conta a história de Paloma, uma mulher transexual pernambucana, cujo maior sonho é casar na Igreja. É uma história, contada de maneira sensível e primorosa, de luta em busca de legitimação e respeito num país (Brasil) que é responsável pela maior quantidade de assassinatos no mundo de pessoas LGBTQIA+.
O filme foi pré-seleccionado para representar o Brasil nos Óscares de 2023, sendo premiado com mais de 10 prémios em festivais no Brasil, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Índia e Vietname.
Paloma tem antestreia marcada para dia 14 de Março, no sexto aniversário do brutal assassinato de Marielle Franco, em Lisboa (Cinema City Alvalade), Porto (Cinema da Trindade) e Coimbra (Casa do Cinema).
Paloma é um filme imperdível, pois aborda um dos temas mais fracturantes na sociedade actual (até mesmo dentro da comunidade LGBTQIA+): a transexualidade e a procura de um lugar num mundo tantas vezes preconceituoso e maldoso para com os nossos irmãos transexuais.
Após a exibição do filme haverá uma mesa redonda/convívio para a discussão de problemas associados à causa transexual.
A posição da Igreja Católica
Apesar dos ventos de mudança que parecem sacudir a Igreja Católica e a sua visão face à comunidade LGBTQIA+, desde o ínicio do pontificado do Papa Francisco, a verdade é que há ainda um caminho enorme a percorrer. Em 2023, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa Francisco disse que a Igreja é para “todos, todos, todos”, apelando à tolerância e reforçando que todos têm um lugar e um papel a desempenhar na Igreja. No entanto, na prática, as coisas conseguem ser muito diferentes.
Qualquer um de nós que faça parte da comunidade LGBTQIA+, estando numa relação, vê-se privado de participar de sacramentos como a Comunhão ou o Matrimónio, pois a nossa conduta enquanto membros da comunidade LGBTQIA+ continua a ser vista como pecaminosa e contra natura. Se somos criados à imagem e semelhança de Deus, não seremos então perfeitos e dignos de amor? O filme Paloma aborda de forma sublime as dificuldades encontradas ao querer fazer parte de uma instituição que ao longo dos séculos tem tratado tão mal a nossa comunidade.
Passatempo:
O dezanove.pt juntamente com a Ukbar filmes têm uma surpresa para ti! Gostarias de assistir à ante-estreia do Paloma, dia 14 de Março, às 21:30, no Cinema City Alvalade, em Lisboa?
Temos três convites duplos para oferecer.
Basta subscreveres a nova newsletter do dezanove.pt e reenviares a mesma para: dezanovept@gmail.com com o teu nome completo. Dia 12 informaremos os três vencedores.
Vê o trailer aqui:
Ricardo Falcato