Futebol: Leixões SC e APF entram em campo contra o preconceito
“Diversidade 1- 0 Preconceito” é assim que se designa a iniciativa da APF para combater a homofobia no futebol e festejar a diversidade. A iniciativa vai formar os atletas do SC Leixões.
A Associação para o Planeamento da Família Norte (APF Norte) junta-se ao Football vs Homophobia Month of Action, evento patrocinado pela Fare Network, para combater a homofobia no futebol e festejar a diversidade.
Aliando-se ao SC Leixões e à MatosinhosHabit, a APF Norte dinamizará até Abril uma série de workshops dirigidas aos 200 atletas do S.C. Leixões, que culminarão com o desenho de um graffiti alusivo ao tema.
O graffiti será concebido e pintado em conjunto pelos atletas do S.C. Leixões e pelo graffiter Paulo Boz e será afixado num local disponibilizado pela MatosinhosHabit.
Os workshops são gratuitos e online. A saber:
Dia 25 de Fevereiro, das 19h às 20.30h: "Afinal, o que é ser um homem?"
Reflexões sobre o papel da cultura na construção do feminino e do masculino.
Dia 26 de Fevereiro, das 19h às 20.30h: "Eu, tu, eles/as: o direito a ser feliz"
Discussão sobre a diversidade sexual e o respeito e a promoção dos direitos humanos.
Dia 11 de Março, das 19h às 20.30h: " A diversidade somos todos/as: a inclusão através da arte urbana”
Com a orientação de um graffiter profissional, todos/as os/as participantes serão convidados/as a conceber uma imagem alusiva à promoção do respeito pela diversidade sexual.
Em Abril, em data a definir, os atletas e o grafitter irão fazer um grafitti com uma imagem e uma mensagem em torno desta iniciativa.
As campanhas contra a homofobia direccionadas aos clubes de futebol são ainda um exemplo raro em Portugal. Destaque apenas para a campanha #umclubeparatodos lançada pelo Estoril Praia em 2019.