Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Calendário LGBTI de Portugal 2018

MOL 2017 Luís Campos da Costa.jpg

No início de cada ano o dezanove.pt ajuda-te a organizar a tua agenda. Abaixo encontras algumas das datas já conhecidas de acontecimentos e eventos LGBTI em Portugal. Toma boa nota:

Janeiro

5, 12, 19 e 26 de Janeiro: 6ª edição do Porto Drag Festival no Café Lusitano. Conta com nomes como Big Mama – vencedora da 25ª Gala Abraço, Camel Toe, Wanda Morelly, Kim Fox, Yra Top, Susana Mastroianny, Kelly Kiss, Naomy Beauty, Alejandro Beauty, Agatha Top, Yo-Kim, Bushido e Stefani Duvet. Apresentação a cargo de Natasha Semmynova. Onde: Café Lusitano. Quando: 24h00.

8 de Janeiro: 8º aniversário do debate parlamentar que levou à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal. Recorda connosco o vídeo do discurso mais marcante e aplaudido desse dia: http://dezanove.pt/7262.html

8 a 24 de Janeiro: Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género. inserida no projecto de Formação de Públicos Estratégicos da Fios e Desafios, esta formação decorrerá às 2ª e 4ª feiras, em horário pós-laboral (às 18h30). A formação de 18 horas será ministrada pela Dra. Paula Allen e pela Dra. Ana Teles, técnicas superiores do Centro Gis - Centro de Respostas LGBT da Associação Plano i, o único centro especializado de respostas para estas temáticas do Norte do país. Onde: Porto. Informações: formacao.fiosedesafios@gmail.com

11 de Janeiro: Apresentação pública da Variações – a nova associação de comércio e Turismo LGBTI de Portugal. Onde: Fórum Lisboa. Quando: 10h30. 

12 de Janeiro: Inauguração do mais recente bar lésbico e queer de Lisboa: o Society

13 de Janeiro: Tertúlia LGBT Séniores. Em discussão estará o processo de envelhecimento da população LGBT. A organização é do projecto LGBT Seniores da Opus Gay. Onde: Discoteca Mister Gay, Costa da Caparica. Quando: 22h00.        

13 de Janeiro: Prémios Arco-Íris. A lista de vencedores já foi divulgada. Os Prémios da ILGA Portugal incluem pela primeira vez um Prémio atribuído pela rede ex aequo aos estudantes da Escola Secundária de Vagos. Actuam nos Prémios: Coro CoLeGaS, Jonas&Lander e Fado Bicha. Apresentação: Rita Ferro Rodrigues e Joana Barrios. Onde: Estúdio Time Out, Mercado da Ribeira, em Lisboa. Quando: 21h30

16 de Janeiro: Palestra Chechénia – O “país anti-LGBT” Há espaços LGBT em Ponta Delgada? Organizado pelo grupo Ponta Delgada LGBT. Onde: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Quando: 10h00.

19 de Janeiro: 1º ano de actividade da Quebrar o Silêncio. Onde: Lisboa. Mais informações: https://quebrarosilencio.pt/ 

No final haverá uma conversa informal com o Tozé Brito, Margarida Medina e Ana Paixão,

27 de Janeiro: Dia Internacional da Memória do Holocausto. Mais sobre este dia e a sua relação com a comunidade LGBT aqui.

30 de Janeiro: Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. O dia foi instituído em 1964 pelo poeta e educador espanhol Llorenç Vidal com o objectivo de alertar alunos, pais, professores e toda a sociedade para o bullying e para valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, a não violência e a paz. A data não foi escolhida ao acaso. Assinala o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.

 

 

Fevereiro

14 de Fevereiro: Dia dos Namorados e das Namoradas

14 de Fevereiro: Aniversário da associação não te prives

22 de Fevereiro: 12º aniversário da morte de Gisberta Salce Júnior. Associações e colectivos LGBTI não deixam passar em branco a memória de Gisberta

24 de Fevereiro: início do 1º ciclo arco-íris com conversa temática. Organização Bloco de Esquerda de Santarém. Evento: aberto e gratuito. Onde: Sede do BE de Santarém. Filmes: 24 de Fevereiro: "A Vida de Adele"; 31 de Março: "Moonlight". 28 de Abril: "Appropriate Behavior"; 28 de Julho: "Curtas LGBT". 

 

Março

4 de Março: Final do Festival RTP da Canção em Guimarães. Onde: Pavilhão Multiusos

5 de Março: O grupo QueerIST vai realizar a sua primeira tertúlia. Onde: Instituto Superior Técnico. Mais info.

8 a 11 de Março: Eros Porto - X Salão Erótico do Porto. Onde: Exponor

10 de Março: 1.ª Conferência ex aequo. Onde: Porto

15 de Março: Reabertura do núcleo de jovens LGBTI rede ex aequo em Braga

15 a 18 de Março: Conferência Anual da Rede Europeia de Pais e Mães de pessoas LGBTI (ENP), em Lisboa.

23 de Março: Apresentação da Variações no Porto

31 de Março: Dia Internacional da Visibilidade Trans

 

Abril

5 de Abril: 15º aniversário da rede ex aequo - associação de jovens LGBTI e apoiantes. A comemoração realiza-se dois dias depois.

7 de Abril: Concerto de Liniker e os Caramelows no Capitólio, em Lisboa

17 de Abril: Dia do Silêncio Contra o Bullying Homo/Bi/Transfóbico 

19 de Abril: Marcha pela Igualdade e Direitos Humanos em Setúbal

 

Maio

3 a 5 de Maio: Ciclo de cinema LGBTI da rede ex aequo, no Porto. 

8 e 10 de Maio: Primeira Semi-Final e Segunda Semi-Final do Festival da Eurovisão. Há 43 países na corrida e muito para saber até lá.

12 de Maio: Final do Festival da Eurovisão. Esse promete ser o evento mais LGBT friendly alguma vez realizado em Portugal. Onde: Lisboa (Altice Arena). Outras localizações: Terreiro do Paço e MAAT/Museu da Electricidade.

17 de Maio: Pela terceira vez em Portugal será assinalado oficialmente pela o Dia Nacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia. Para além de se assinalar mundialmente, em Portugal esta data deve-se a uma proposta aprovada no Parlamento depois de uma petição subscrita por vários leitores do dezanove.pt

17 de Maio: 9.ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra                   

17 de Maio: Fórum IDAHOT Portugal

18 de Maio: Concerto de Sam Smith. Onde: Altice Arena. Quando: 21h00

19 de Maio: Inédito: 1ª Marcha do Orgulho LGBT de Bragança 

19 de Maio: Inédito: Marcha e Arraial LGBTI de Faro

27 de Maio: 2ª Marcha pelos Direitos LGBT em Vila Real de Trás-os-Montes. Foi assim o ano passado.

30 de Maio a 4 de Junho: Lisbon Bear Pride. Sob o lema “Bring Bears Together” o bar Tr3s, situado no Príncipe Real, em Lisboa, volta a organizar um festival para ursos e fãs. Inclui festas e cruzeiro no Tejo.

 

 

Junho

O dezanove.pt voltar a declarar Junho como o mês do Orgulho LGBTI. Hashtag oficial: #orgulho2018

São inúmeros os acontecimentos no mês forte do ano que se prolongam até ao mês seguinte num misto de celebração e reivindicação. 

 

2 de Junho: Marcha pelos Direitos LGBT de Braga.

7 de Junho: Concerto de Beth Ditto (ex-vocalista dos Gossip), em Lisboa

10 de Junho: A digressão da RuPaul's Drag Race: Werq The World Tour ia passar, pela primeira vez, em Portugal, mas o evento foi cancelado. 

9 de Junho: BlerghFest: Festival comemorativo do 1º aniversário do colectivo Blergh, no Porto.

12 de Junho: 2º aniversário do massacre de Orlando. Não esquecemos.

 

16 de Junho: Marcha do Orgulho de Lisboa. Tradicionalmente é em Junho, honrando a revolta ocorrida de Stonewall em 1969, que ocorre a Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa. Recorda a edição do ano passado aqui: http://dezanove.pt/tag/marcha+lisboa 

23 de Junho: Este ano a 22ª edição do Arraial Pride organizado pela ILGA Portugal traz como atracção principal as Non Stop.

28 de Junho: Concerto de Shakira. Onde: Altice Arena, Lisboa.

 

Julho 

7 de Julho: Marcha do Orgulho LGBTI do Porto. Recorda como foi o ano passado aqui: http://dezanove.pt/as-fotos-da-12a-marcha-do-orgulho-lgbt-1095882

7 de Julho a 5 de Agosto: Festival Sun Man organizado pela discoteca Construction

19, 20 e 21 de Julho: 9º Torneio Pitch Beach. O maior torneio desportivo internacional LGBT-friendly de rugby, volley, natação e futebol em Portugal. Uma organização da associação Boys Just Wanna Have Fun que tem trazido centenas de atletas internacionais ao nosso país.

 

 

Agosto

18 a 26 de Agosto:  Acampamento de Verão para jovens LGBTI e apoiantes. Organização: rede ex aequo. Onde: Porto Covo.

 

 

Setembro

14 a 22 de Setembro: Queer Lisboa, o mais antigo festival de cinema da capital. 22ª edição de filmes para todos os gostos.

15 de Setembro: 2ª edição do concurso Miss Drag Lisboa, com apresentação de Miss Moço. Local: Estúdio Time Out, Lisboa. Na primeira edição sagrou-se vencedora Sylvia Koonz.

23 de Setembro: Dia Internacional de Celebração da Bissexualidade.

 

 

Outubro

6 de Outubro: 2ª Marcha do Orgulho LGBTI do Funchal. Mas vê aqui as fotos e vídeos da 1ª edição: http://dezanove.pt/pela-primeira-vez-funchal-afirmou-a-1119149.

10 a 14 de Outubro: 4ª edição do Queer Porto. Onde: Teatro Rivoli, Maus Hábitos, entre outros locais.

11 de Outubro: Dia Internacional do Coming Out ou como dizemos por cá “sair do armário”.

26 de Outubro: Dia da Visibilidade Intersexo. Mais sobre este tema aqui: http://dezanove.pt/entre-trocas-e-baldrocas-sou-1007674.

 

Novembro

17 a 24 Novembro: 1.º Encontro Internacional de Jovens Trans. Organização: rede ex aequo. Onde: Lisboa.

20 de Novembro: Dia Internacional da Memória Trans.

 

 

Dezembro

1 de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

                             26ª Gala da Abraço no Teatro São Luiz, em Lisboa.

 

 

 

Ainda sem data:

Disponibilização da PREP em Portugal

Festival HOT SEASON

Festival Summer Action

III Troféu Artes Cénicas Finalmente Club. O ano passado foi premiada Rossy de Palma, recorda como foi.

 

Ao longo dos próximos 12 meses o dezanove.pt irá actualizar este artigo com mais informações procedentes das diferentes organizações. Entretanto, e para não perderes nenhum evento seja onde estiveres, segue a Agenda do dezanove no Facebook e o Twitter do dezanove para teres informações actualizadas diariamente.

 

Foto: Luís Costa

3 comentários

Comentar