Tendo esta premissa em consideração, o
dezanove.pt vai analisar os programas políticos dos actuais partidos com representação parlamentar e que concorrem a estas eleições: AD (PSD, CDS, PPM), BLOCO DE ESQUERDA, CDU (PCP-PEV), CHEGA, LIVRE, INICIATIVA LIBERAL, PAN e PS. Dedicaremos ainda atenções ao recém criado partido VOLT, ainda que sem representação parlamentar, devido aos vários itens no seu programa progressista dirigido às pessoas LGBTI+.
Depois de vários países na Europa terem regredido nos direitos das pessoas LGBTI (exemplos que noticiamos, por exemplo, aqui em:
Itália,
Espanha, Hungria,
França ou
Polónia), a ameaça da Extrema Direita em Portugal é real. Marchas de ódio, ataques físicos, discursos verbais que visam amendrondar ou expulsar minorias, convites a membros de Extrema Direita para virem a Portugal... a lista é grande. Todo um cenário que levou a Comissão Europeia a actuar e a legislar, para que a Europa continue a ser um território de Liberdade e de Direitos para as pessoas LGBTI+, conforme também noticiamos
aqui,
aqui e
aqui.
Ficar alheado e deixar os outros escolherem o teu futuro não é a solução mais inteligente para evitar a ascensão de forças políticas não democráticas, sobretudo no ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril.
O nosso futuro colectivo depende destas eleições. Por isso, a partir de hoje, iremos divulgar diariamente a nossa análise aos programas. Não pretendemos fazer uma análise exaustiva, mas apenas um resumo. Deves autonomamente consultar os programas na íntegra e ficar a par destas e de das medidas nas restantes áreas de intervenção que cada partido propõe. Para além disso, podes rever todos os debates eleitorais no site da RTP Play,
aqui.
Consulta todas as análises aos programas eleitorais aqui.
Tabela resumo (responsabilidade do dezanove.pt):
O dezanove.pt é apartidário. A ordem de publicação dos artigos de análise aos programas políticos será efectuada por ordem alfabética.
Artigo actualizado a 28 de Fevereiro com tabela resumo.